Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Miriam e Eva Mozes Kor (Sobreviventes do Holocausto)

Eva Mozes Kor e sua irmã gêmea Miriam, são sobreviventes do Holocausto. Seus pais e suas duas irmãs mais velhas foram mortos no campo de concentração. Eva e Miriam foram submetidas a experimentação humana por Joseph Mengele em Auschwitz. Miriam Mozes faleceu em 1993.

Em 1984, Eva Mozes (foto acima) fundou a “CANDLES” – um centro de pesquisa que localiza sobreviventes dos experimentos letais de laboratórios nazistas de Auschwitz. A fundação que também informa tudo sobre o Holocausto fica na cidade de Terre Haute em Indiana, EUA.

Através da “Candles”, Eva localizou outros 122 gêmeos sobreviventes de Mengele. Ela recebeu atenção internacional quando falou do poder do perdão, depoimento que consta do documentário “Forgiving Dr Mengele”

Eva e Miriam Mozes nasceram em 30 de janeiro de 1934, no norte da Transilvânia Portz, Romênia. Em 1944, elas foram enviadas junto com a família para Auschwitz-Birkenau*.

E por que eram gêmeas, as irmãs foram selecionadas para serem objetos de pesquisa do Dr Josef Mengele, conforme artigo abaixo:

Holocausto: Eva Mozes Kor, a Gêmea de Mengele

Trouxeram de volta do laboratório dois gêmeos ciganos que Mengele havia costurado um ao outro. Ele tinha tentado criar irmãos siameses unindo seus vasos sanguíneos e órgãos. Os gêmeos gritaram de dor, dia e noite, até que a gangrena começou. Depois de três dias, morreram.

(O médico Joseph Mengele (primeiro à esquerda) é fotografado em Auschwitz em 1944. À sua direita estão Rudolf Hoess e Josef Kramer, os comandantes supremos dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau)

Eva Mozes Kor foi uma das poucas sobreviventes das macabras experiências com humanos realizadas pelo mais sanguinário médico que já passou pela face da terra, o Anjo da Morte, Joseph Mengele.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo tomava conhecimento das experiências conduzidas pelo cirurgião nazista. Oficialmente, 350 médicos alemães conduziram experiências com humanos durante a guerra. Joseph Mengele foi o mais sanguinário e mortal de todos.

Mais de 400 mil pessoas morreram nas experiências conduzidas por ele em Auschwitz. Eva Mozes Kor caiu nas mãos de Mengele por uma única razão: Ela tinha uma irmã gêmea.

“Lembro-me quando as portas do caminhão se abriram, ouvi soldados da SS gritando: Rápido! Rápido! Ordenando que todos saíssem. Minha mãe agarrou minha irmã e a mim. O tempo todo ela tentava nos proteger porque éramos muito pequenas. Tudo estava muito rápido, ao olhar para o lado percebi que meu pai e minhas duas irmãs mais velhas já não estavam perto de nós, haviam sumido na multidão. Enquanto eu segurava a mão da minha mãe, um homem da SS correu gritando: Gêmeas! Gêmeas!

Uma vez que o soldado da SS sabia que éramos gêmeas, minha irmã e eu fomos tiradas da nossa mãe, sem qualquer aviso ou explicação. Nossos gritos foram abafados pelo barulho da multidão. Eu me lembro de olhar para trás e ver os braços da minha mãe se estendendo em desespero. Foi a última vez que eu a vi.

Quando entrei em Auschwitz, vi dezenas de corpos de crianças jogados no chão. Deram-me cinco injeções. Naquela noite tive uma febre extremamente alta. Eu tremia. Meus braços e minhas pernas incharam, ficaram enormes. Mengele, o Dr. Konig e outros três médicos vieram na manhã seguinte. Eles olharam para um gráfico da minha febre e Mengele disse rindo: Que pena, ela é tão jovem. Ela tem apenas duas semanas de vida …” relata Eva Mozes Kor.

Apesar do diagnóstico de Joseph Mengele, as gêmeas Eva e Miriam Mozes, milagrosamente sobreviveram às horrorosas experiências em Auschwitz. Quando adultas, sofreram graves problemas de saúde. Eva teve abortos espontâneos e tuberculose. Seu filho teve câncer. Os rins de sua irmã Míriam nunca funcionaram plenamente e ela morreu em 1993 de um câncer raro.

Após a guerra, Joseph Mengele fugiu para Buenos Aires. Trabalhou fazendo abortos ilegais na Argentina até 1960, quando fugiu para o Paraguai depois que o Mossad, Serviço Secreto Israelense, capturou na mesma Buenos Aires outro criminoso nazista, o carrasco Adolf Eichmann.

Nos anos 70, Mengele mudou para São Paulo. Em 07 de fevereiro de 1979, o nazista foi nadar no mar na cidade de Bertioga, São Paulo, e morreu afogado aos 67 anos. Ele foi enterrado em Embu das Artes sob o nome de Wolfgang Gerhard, identidade que usava desde 1976.

Quando os soviéticos tomaram a Alemanha, eles filmaram a libertação dos prisioneiros do campo de concentração em Auschwitz. Esse filme é muito visto em vídeos sobre os horrores do holocausto. Como visto muitos poucos irmãos gêmeos sobreviveram às horrorosas experiências do médico Joseph Mengele.

A pergunta: Quem foram os primeiros irmãos ou irmãs gêmeas a saírem de Auschwitz? Elas mesmas, as irmãs Eva e Miriam Kor, conforme foto abaixo.

A foto acima é da libertação de Auschwitz pelas tropas soviéticas em 1945. Eva e Miriam são mostradas de mãos dadas à frente. (Fonte: O Aprendiz Verde)

*Auschwitz-Birkenau - nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.

Leia também, sobre “O anjo da morte na América do Sul” - livro do historiador argentino Jorge Camarasa que gerou polêmica no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário